“A Fantástica História de Foz do Iguaçu” é um presente para a cidade.




Mais de 200 pessoas participaram o lançamento do livro “A Fantástica História de Foz do Iguaçu”, ocorrida, na noite de terça-feira (8), nas dependências do Movie Cars.

Participaram do evento, representantes do poder público, empresários ligados à área de turismo e a imprensa. Compareceram ao evento, Felipe Gonzalez (presidente do Visit Iguassu), Nilton Bobato (secretário de Administração), Maria Justina (secretária de Educação), capitão-de-fragata Edésio de Assis Júnior (Marinha), Yuri Benites (Comtur), Ney Patrício (Presidente da Câmara de Vereadores), José Ulisses dos Santos (Parque Nacional do Iguaçu), além de representantes de atrativos do Parque das Aves, Helisul e outros.

O projeto do historiador Luiz Francisco Guil, contou com o apoio cultural do Instituto Theóphilo Petrycoski, sediado em Pato Branco e presidido pelo empresário Cláudio Petrycoski, proprietário da Atlas Eletrodomésticos e do Movie Cars. Impossibilitado de vir ao evento, ele foi representado pelo filho Jin Petrycoski, que comanda o empreendimento turístico.


“Foz do Iguaçu é um lugar abençoado, com belezas naturais, com uma história rica e próspera. Por isso o instituto quis escolher um tema muito importante, para uma relação com a sociedade civil. Exemplificar o quanto é bonita, importante, diversificada é a nossa cidade. Temos essa satisfação de poder contribuir com o resgate da história de Foz”, disse Jin

O público foi presenteado com um exemplar da publicação e pôde receber uma dedicatória exclusiva do autor. Parte dos dois mil exemplares impressos serão distribuídos para personalidades e autoridades que visitarem o parque temático, como forma de divulgação do destino turístico.

Sobre o livro
A obra do historiador Luiz Francisco Guil é uma das mais abrangentes publicações sobre Foz do Iguaçu e o Oeste paranaense e foi produzida no período 2020/2022. Autor de vários livros históricos de cidades ― dentre elas, Irati, Prudentópolis, Cascavel e Pato Branco ― Guil residiu em Foz no período de 2020 a 2021. Pesquisou em livros, revistas e jornais antigos, analisou documentos, vídeos e áudios do acervo público e entrevistou várias pessoas em busca de informações.

O texto é ilustrado com imagens cedidas por fotógrafos locais. Também são utilizadas fotografias do acervo de várias entidades, como Itaipu, Marco das Três Fronteiras e Agência Municipal de Notícias. Resumos das matérias foram traduzidos para o inglês e o espanhol.

A história de Foz do Iguaçu é dividida em capítulos, segundo a ordem cronológica e também temática. Além de relatos sobre a colonização do Oeste e a formação da cidade de Foz, inclui matérias sobre a Revolução de 1924, a estruturação da rede hoteleira, a construção da Ponte da Amizade e a estruturação do Parque Nacional do Iguaçu.

Capítulos especiais foram reservados à descoberta e à divulgação das Cataratas e à construção da Usina de Itaipu. O livro também revela o esforço do empresariado local, em diversas épocas, na formação do polo turístico de Foz. Foram acrescentados históricos dos principais hotéis da e parques da cidade, como o Parque das Aves, o Movie Cars e o Dreams Park Show. Assuntos como religiosidade, ensino, filantropia, arte e esporte também foram abordados.

O resultado desse trabalho é um livro com alto padrão editorial. São 412 páginas, no formato 28×30 cm, colorido, com capa dura e sobrecapa e deverá figurar entre as mais elaboradas obras da historiografia do Brasil.

“Me aprofundei em todos os temas porque um livro como esse, aborda centenas de temas. Então são pequenas crônicas que realizo. Alguns temas são um pouco mais aprofundados, sobre as cataratas sobre a Itaipu, e outros temas, dou um pequeno aprofundamento. E no caso de uma pesquisa acadêmica, tanto o texto não é acadêmico é um texto jornalístico de gosto popular”, afirmou o historiador.

“A Fantástica História de Foz do Iguaçu” é um presente para a cidade

Sobre o Movie Cars
Localizado na Rodovia das Cataratas, principal corredor turístico de Foz do Iguaçu, o Movie Cars apresenta mais de 50 veículos em 24 cenários, que levam o visitante para uma verdadeira imersão cinematográfica. No circuito do Movie Cars, é possível conhecer carros de clássicos do cinema, da música e da cultura pop mundial. Para concluir em grande estilo o passeio, conheça a loja de souvenirs, com os mais diversos itens colecionáveis. Aproveite também para se deliciar na hamburgueria temática dos anos 50, única na região!

Movie Cars – Rodovia das Cataratas, BR 469, km 20, nº 11547
https://www.moviecars.com.br/

Contatos: contato@moviecars.com.br ou (45) 3132-5400

Fonte: Revisa sem fronteiras 

https://100fronteiras.com/foz-do-iguacu/noticia/a-fantastica-historia-de-foz-do-iguacu-e-um-presente-para-a-cidade/



Comentários

Postagens mais visitadas