Multiviaduto de Cidade do Leste deve facilitar o trânsito de 100 mil veículos

 Foram quase três anos de construção e trata-se do maior viaduto desse porte no Paraguai.


O Multiviaduto do km 7 em Ciudad del Este, no Paraguai, foi inaugurado no dia 3 de julho, após dois anos de construção. As obras preliminares, por meio das quais o tráfego foi desviado, começaram em junho de 2018. É o maior viaduto do gênero no país, o que permitirá ordenar o tráfego diário de 100 mil veículos por dia.

O empreendimento foi habilitado em partes e no dia 2 de julho foi finalmente liberado o trecho que permitirá a quem vem do bairro Dom Bosco virar à esquerda em direção ao centro de Ciudad del Este.

É uma obra de engenharia de grande envergadura, que dá uma solução definitiva a um dos entroncamentos viários mais conflituosos da capital departamental, permitindo uma circulação fluída de quem entra e sai da cidade, na rota PY02, na altura do quilômetro 7.

A mesma fluidez é observada para os motoristas que cruzam diariamente do bairro Dom Bosco ao bairro Ciudad Nueva e vice-versa.

Para a inauguração oficial, a princípio estava prevista a chegada do Presidente da República, Mario Abdo Benítez, mas o evento foi realizado com a presença do Governador do Alto Paraná, Roberto González Vaesken e do diretor paraguaio da Itaipu Binacional, Manuel María Cáceres, representantes da construtora e convidados especiais.

O Governador González agradeceu aos cidadãos que suportaram o melhor que puderam durante a execução da obra. “Embora seja verdade que passamos por um período difícil com a pandemia, também é verdade que o trabalho que vem sendo feito, que é louvável, também significou um grande esforço das pessoas que estão aqui, na parte comercial, muitas acabaram fechando com essa pandemia e perdendo empregos”.

Por sua vez, o diretor-geral do lado paraguaio de Itaipu, Manuel Cáceres, disse que a autorização completa da infraestrutura contribuirá para a normalização do trânsito na área. Esclareceu que as obras complementares de acabamento, como os painéis laterais, ainda precisam ser concluídas antes da inauguração oficial.

“É uma grande satisfação que esta obra possa facilitar o trânsito e o desenvolvimento comercial da zona, com grande impacto na população”, afirmou.

A obra foi financiada pela Itaipu Binacional com investimento de aproximadamente R$ 54,7 milhões. A estimativa é que beneficie cerca de 1,3 milhão de moradores de Alto Paraná e Caaguazú, além da capital do país.

É constituído por passagens subterrâneas que permitem virar à esquerda para chegar ao bairro Dom Bosco (entrada CDE) e também a Ciudad Nueva (saída CDE). Também possui travessias que facilitam as manobras de entrada na rota PY02, desde os bairros Ciudad Nueva e Dom Bosco.


Fonte: Portal da Cidade - Foz do Iguaçu

Comentários

Postagens mais visitadas